“O enigma de M.A.G. Himalaya foi o facto de se ter preocupado com a energia solar e ser simultaneamente inventor de explosivos, padre e ter vivido, muitas vezes, quase à margem da Igreja, sem nunca ter abandonado as suas convicções espirituais; ter lidado com monárquicos, republicanos e anarquistas, sem contudo se ligar pessoalmente a nenhum movimento; ter viajado por longas paragens, sem sabermos as relações institucionais que estabeleceu; ter recebido glória e fama e ao mesmo tempo abandono e desprezo. O Padre Himalaya é um personagem que incomoda e fascina. É um enigma e um mito. A sua biografia, desconcertante, é cheia de complexidade, de claros-escuros difíceis de deslindar. Acrescente-se a tudo isto uma mitologia que se gerou à volta da sua singular personalidade”.
Jacinto Rodrigues
9 comentários:
O que eu já aprendi hoje. Valeu a pena vir visitar-te.
Obrigada e beijinhos
Olha... não conhecia. Gostei do que aqui li. Vou investigar. bjs
também para mim foi uma descoberta valiosa :)
boa semana a todos, especialmente a vocês dois
;)**
obrigada pela referência, ainda não tinha tido oportunidade de agradecer; Sobre o post, realmente concordo com os restantes comentarios, mas não é que ando sempre a aprender ? parabéns; :)
Olá Lena!
Já cá vim outras vezes, sem deixar comentário; mas desta vez, não resisto! Obrigada por me (nos) dares a conhecer este Homem que me causou uma enorme admiração e de quem nunca tinha ouvido falar.
Um beijo e até sempre
Maria Mamede
Se puderes, aparece:
http://as2x3.blogspot.com/2006/03/iii-jantar-de-bloguiquistas.html
bjs
Uma partilha excelente, de um Homem fora de série...
Um abraço e bom fim de semana :)
também fiquei fascinada e muito contente pela descoberta
:)
Obrigado, Lena, por este artigo sobre o Padre Himalaya. Há bastante tempo que me debruçava sobre ele e, contrariamente o que escreve "sem~fé", o padre Himalaya foi um investigador e cientista virado para a defesa do ambiente. Basta ler este artigo ou fazer pesquisa para compreender as intenções deste padre.
Um abraço.
José Gomes
Enviar um comentário